A incidência de insetos e pragas na cozinha infelizmente é algo extremamente corriqueiro e comum em muitas residências e estabelecimentos. Isso se dá por diversos fatores, higienização, costumes equivocados, despejo de resíduos, entre outras possibilidades.
Insetos e pragas na cozinha são um perigo para a saúde, a iminência destes seres em ambientes em que alimentos são preparados, servidos ou tratados, causam ainda uma preocupação sanitária. Isso devido a incidência e possibilidade maior de contaminação, visto que as pragas podem acabar por contaminar não somente o ambiente, como também os alimentos que ali se encontram.
Desta forma, o combate aos insetos e pragas na cozinha e ambientes alimentícios deve ter uma atenção ainda maior, no intuito de resguardar e preservar o local em questão. O combate é um dos primeiros passos a fim de evitar contaminações e doenças transmitidas por estas pragas.
Ainda vale ressaltar que se a cozinha faz parte de um estabelecimento comercial, existem algumas regras e padronizações ainda mais rígidas que devem ser seguidas a fim de preservar a biossegurança do local e de seus colaboradores e clientes. Este compêndio de regulamentações pode ser encontrado no site da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão pode adotar diferentes medidas a fim de controlar e manter o ambiente seguro, desde advertências, multas pecuniárias ou até mesmo o fechamento do estabelecimento, tudo irá depender da situação em que se encontra.
O que fazer para evitar insetos e pragas na cozinha?
É muito importante entendermos como evitar a presença e proliferação de insetos e pragas na cozinha. Iremos apresentar algumas dicas em que podem ser utilizadas no intuito de diminuir a incidência e sua presença neste ambiente.
Todas essas práticas podem ser feitas de forma simples e prática, lembrando que, a melhor solução sempre será a prevenção. Vejamos as principais dicas a fim de reduzir a presença de insetos e pragas na cozinha:
1 – Evite acúmulo de lixo
Mesmo que possa parecer estranho, não deixe lixeiras ou locais de descarte na cozinha de forma que acumulem, o forte odor ocasionado por estes recipientes acaba por atrair pragas e insetos.
Evidentemente toda cozinha tem itens a serem descartados após o seu uso, porém, o acúmulo no próprio ambiente pode ocasionar a presença e proliferação de pestes. Para isso, ao invés de colocar uma lixeira grande na cozinha, troque o por uma de menor tamanho e procure um outro ambiente destinado para este descarte.
2 – Não descarte de restos de alimentos no encanamento
Não descarte restos de alimentos na pia ou no ralo. Além de poder atrair pragas e insetos, este tipo de prática pode acabar por entupir e danificar todo o encanamento do local.
Ao invés de descartar em ralos e pias, procure locais adequados para que esse descarte possa ser feito de forma consciente e segura.
3 – Mantenha a higiene
Sempre esteja atento à higiene dos eletrodomésticos, armários ou qualquer outro tipo de objeto que esteja presente na cozinha.
Mesmo que não pareça, estes objetos e resíduos podem atrair diversas pragas e insetos. E ainda devemos ter um cuidado em especial com o forno, onde normalmente as crostas de gordura possam se acumular, torna-se um convite para pragas urbanas.
Para isso não acontecer, é sempre necessária uma higienização detalhada e intensa destes locais.
4 – Atenção com a estocagem de alimentos
Cuidado ao armazenar alimentos, seja na geladeira ou na dispensa.
Alguns alimentos simplesmente são esquecidos na geladeira ou simplesmente esquecidos ou armazenados de forma incorreta nas dispensas. Com isso, é possível a proliferação e a presença de pragas e insetos.
Nunca deixe alimentos por muito tempo nas geladeiras, isto pode acabar por estragar o alimento e o tornar fonte de desejo das pestes.
A mesma coisa serve para itens armazenados na despensa, nunca deixe alimentos abertos por muito tempo armazenados. Além disso, tenha recipientes específicos e seguros para cada alimento.
O que fazer no caso de infestação de insetos e pragas na cozinha?
A melhor forma é prevenir enquanto há tempo, evitando a infestação, para isso há procedimentos preventivos para dedetização, desratização e descupinização.
Mas caso não seja mais possível prevenir, nós da HidroCosta estamos preparados e habilitados para resolver o seu problema com infestações de insetos e pragas na cozinha. Contando com uma equipe de profissionais preparados e especializados, além de possuir equipamentos de última geração, em que permitem a resolução dos problemas de forma mais prática e eficaz.





