Índice
ToggleA dedetização em prédios e condomínios é sem sombra de dúvidas, ato imprescindível para estabelecimentos comerciais e residenciais. Sua real necessidade está relacionada à saúde de residentes, clientes e visitantes.
Saiba que a dedetização, diferentemente do que alguns imaginam, não é apenas uma medida emergencial. Ao contrário disso, a dedetização em prédios e condomínios serve também como medida preventiva, a fim de evitar que exista algum tipo de contaminação ou proliferação de pragas urbanas no ambiente.
Como é realizado o procedimento de dedetização em prédios e condomínios?
A estrutura em prédios e condomínios locais possui algumas peculiaridades de local para local. Além disso, também possuem uma alta concentração de pessoas em um ambiente de espaço relativamente menor.
Para isso, alguns cuidados devem ser analisados para realizar uma dedetização eficiente e segura de prédios e condomínios.
Vamos dividir em três principais etapas: fase preparatória, fase executória e pós dedetização. Explicaremos passo a passo o que significa cada uma destas fases.
Fase de preparção
Inicialmente os profissionais da área irão até o local desejado e farão primariamente uma vistoria, a fim de detectar as pragas ou iminência destas. A partir disso, a equipe responsável fará uma avaliação a respeito da técnica que será utilizada, como também da área de extensão da dedetização.
Após tal constatação, deverá ser marcado um dia e horário para a realização do serviço, e esta data deverá ser compartilhada com os respectivos moradores aos quais podem ser afetados.
Com isso, é recomendado que os moradores afetados saiam momentaneamente de suas residências, cubra alimentos com plástico filme, feche portas e janelas, desligue eletrônicos da tomada, no caso da presença de animais domésticos é necessário que estes também sejam retirados do ambiente.
Fase de execução
É necessário ressaltar que para a realização de dedetização em prédios e condomínios, a empresa precisará ter autorização da Vigilância Sanitária. Além dos produtos utilizados também terem a necessidade de regulamentação do órgão vigente.
Este procedimento de dedetização pode ser realizado através de pulverização, aplicação de iscas, gel ou pó, a depender da praga e do local a ser tratado. Em regra, o procedimento é realizado em áreas comuns, como corredores, garagem, salão de festas, playground, áreas verdes, entre outros.
Ainda neste tópico, mais uma vez é necessário ressaltar a necessidade a importância de dedetizações preventivas, além de menos invasivas do que as dedetizações emergenciais, é muito mais simples tratar um problema pelo início, do que deixar este se tornar um grande empecilho. Então realizar dedetizações preventivas evitam problemas maiores.
Fase pós dedetização
Algumas medidas devem ser adotadas a fim de manter a eficácia da dedetização e resguardar a segurança dos moradores ou frequentadores dos locais, vejamos:
- Buscar ventilar o ambiente ao menos por duas horas antes do retorno ao local;
- Evite limpar de imediato as áreas em que os produtos químicos foram utilizados;
- Realização de uma nova vistoria a fim de conferir resultados ou necessidade de uma nova aplicação.
Vantagens da dedetização de prédios e condomínios
Tem como principal fundamento, a manutenção do bem-estar e da saúde dos moradores, clientes ou frequentadores, além da conservação da construção como um todo. Veja então as principais vantagens da dedetização em prédios e condomínios:
- Prevenção de doenças: pragas urbanas como baratas, pulgas, mosquitos, entre diversas outras, podem causar sérios problemas de saúde a seres humanos e animais de estimação.
- Manutenção da estrutura do prédio: algumas pragas possuem potencial ofensivo gradativo a superfícies, como traças, entre outras. Estas podem acabar por danificar dependências do ambiente, além de serem danosas à saúde humana.
- Valoração da residência: com toda certeza, ninguém se sente confortável na presença de pragas, ambientes infestados por estas tendem a desvalorizar gradativamente. Um ambiente devidamente higienizado tende a valorizar o imóvel.
- Economia de custos: as dedetizações preventivas tendem a ser mais econômicas e amenas do que dedetizações emergenciais. Com isso, a fim de economia e efetividade, recomenda-se a dedetização preventiva.
A dedetização, seja ela preventiva ou emergencial, mostra-se totalmente eficaz no combate a pragas e pestes. Para a manutenção do bem-estar social e do aspecto sanitário, é imprescindível que esta seja realizada com certa periodicidade.





