O processo de descupinização em madeiras antigas é aplicável a portas e a mobílias em geral. A madeira ainda é um material extremamente presente e comum em diversas residências e comércios por todo o país, devido a sua durabilidade, estética e diversas formas.
Além disso, diversos objetos, cômodos, utensílios, portas, possuem algum tipo de acabamento em madeira ou são totalmente compostos por madeiras. Com isso, alguns cuidados devem ser tomados a fim de preservar e manter em ordem o funcionamento e a estética por trás da peça composta por madeira. Exatamente neste ponto que entra a descupinização em madeiras antigas, para deixar livre de cupins e preservar o material.
O envelhecimento natural da madeira, pode acabar por atrair espécies as quais deterioram por completo todos os tipos de madeiras, desde objetos pequenos, até mesmo portas, mobílias.
Os cupins são insetos pelos quais tem como sua principal fonte de alimentação, a madeira e seus derivados. Este tipo de praga pode também consumir papéis, tecidos ou qualquer outro tipo de material orgânico.
Este tipo de praga é costumeiro e presente nos mais variados tipos de localização e biodiversidade, podendo aparecer nos campos, cidades, litorais, ou qualquer outro tipo de bioma. Sua proliferação dá-se de forma muito veloz e desenfreada, de forma que caso não haja um controle sobre isso, os prejuízos podem ser enormes. Podendo destruir por completo uma mobília, porta ou qualquer outro objeto em que haja madeira.
Além de serem completamente destrutivos, os cupins, como qualquer outro tipo de inseto, podem transmitir as mais variadas doenças. Desta forma, sendo não somente um risco a objetos e superfícies em madeira, mas também sendo danosos à saúde humana.
Como funciona a descupinização em madeiras antigas?
A primeira coisa que deve ser pautada, é a explicação do procedimento de descupinização em madeiras antigas. O nome já é instintivo, a descupinização nada mais é que a retirada e eliminação dos cupins em um determinado local ou objeto.
Outra coisa que deve ser fielmente observada, táticas caseiras encontradas na internet, poderão até causar uma sensação efêmera de eficácia contra os cupins. Porém, na prática, esses métodos caseiros apenas irão atrasar e retardar o processo correto da descupinização.
Para que a descupinização em madeiras antigas seja feita de uma forma correta e eficaz, o primeiro passo a ser feito, é a contratação de uma descupnizadora séria e tradicional, nós da HidroCosta temos quase meio século de experiência, temos todo o preparo e os recursos necessários para cessar a infestação vigente.
A dedetização de modo mais amplo é um processo pelo qual consiste na eliminação de pragas, em que normalmente são utilizados produtos e compostos químicos combinados a fim de eliminar por completo a presença das pragas urbanas. Mas ainda existe na dedetização, a sua aplicação de forma mais natural, sem a aplicação de compostos químicos.
Já a descupinização em madeiras antigas é um procedimento mais específico, que atinge diretamente o foco dos cupins eliminando a infestação e protegendo a madeira.
Em casos de menor potencial ofensivo dos cupins, a empresa de dedetização poderá optar por apenas fazer uma higienização detalhada do móvel ou objeto em que os cupins estejam alocados.
Mas para obter esse tipo de diagnóstico, só será possível através de uma avaliação profissional acerca da problemática. Apenas o profissional será capaz de perceber e detectar qual o método que deverá ser utilizado no combate aos cupins.
E a descupinização em madeiras antigas serve para evitar a proliferação das pestes. Além de eliminá-las, também faz o controle da proliferação. Desta forma, evitando prejuízos potenciais.
Como prevenir os cupins?
Basicamente os cupins são atraídos por materiais em que são compostos por madeiras, especialmente aqueles mais antigos, porém, até mesmo aqueles mais novos podem vir a se tornar alvo de cupins.
Para que esse tipo de infestação seja evitado, é recomendado que sempre mantenha a mobília ou objeto em madeira seco, sem a presença de água ou umidade. Estas condições atraem os cupins, mantendo a madeira seca, a presença dos cupins não se torna tão comum.
Existem também produtos pelos quais podem ser utilizados e passados nos locais de madeira, em que estes produtos farão com que os cupins permaneçam distantes da mobília ou porta.
Mas na iminência de uma infestação, não perca tempo, o mais correto a ser feito, é a contração de uma dedetizadora profissionalizada, somente esta poderá e será capaz de resolver o seu problema de forma eficaz e segura. Qualquer medida paliativa, apenas irá retardar a solução que almeja para resolução dos seus problemas.





