Índice
ToggleOs relatos de casos de dengue no período de chuvas têm aumentado bastante. As chuvas podem trazer diversas intercorrências, como enchentes, a presença de entupimentos, deslizamentos, aumento no número de pragas, ampliação dos casos de dengue, entre outros.
E com isso, o Aedes Aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, tem sua proliferação no seu ápice. Isso devido a sua forma de reprodução, estas pestes reproduzem em locais úmidos.
Com o aumento das chuvas, a umidade também cresce, e com isso, os insetos se proliferam em maior número. Além disso, a incidência de água parada também é mais presente. Consequentemente os casos de dengue no período de chuvas aumenta muito.
A dengue é uma doença causada pelo Aedes Aegypti, também chamado de mosquito da dengue. Esta doença infecciosa consiste na picada do mosquito, em que a partir daí, a vítima passa a ter sintomas semelhantes aos gripais, porém, mais fortes. Os sintomas vão desde dores pelo corpo, dores de cabeça, enjoo e febre.
Engana-se quem acredita que a dengue é uma doença de baixo potencial ofensivo, somente no ano de 2022, foram registrados 66 óbitos em decorrência de tal doença. No ano de 2023, estima-se que houve um aumento de 500% em relação ao ano passado. Isso sem contar os inúmeros casos que provavelmente não chegaram nos grandes noticiários, haja vista a magnitude do tamanho do nosso país, em que muitos lugares não há acesso nem sequer a recursos básicos, tampouco tecnologia.
Percebe-se que apesar de não ser tão comentada como outras doenças, a dengue pode sim ser mortal, principalmente se não tratada como deve ser.
Como prevenir os casos de dengue no período de chuvas?
É fato que há aumento de casos de dengue no período de chuvas. Mas como podemos evitar este inseto?
Para que isso seja possível, alguns cuidados podem e devem ser utilizados a fim de evitar inconvenientes e doenças. Veja então as principais dicas para tentar a dissipação do mosquito:
Evite água parada
No período de chuva, o acúmulo de água naturalmente tende a subir, porém, nós podemos e devemos controlar isso conforme nossa realidade.
Isso quer dizer que devemos sempre estar atentos a locais em que água possa acumular, como vasos de planta, reservatórios de pets ou qualquer substância que possa acumular água.
Até mesmo buracos ou locais em que a água possa se prender, esteja sempre atento a fim de reduzir o acúmulo de água parada.
Mantenha sempre o ambiente higienizado
As pragas urbanas além de buscarem ambientes úmidos, são atraídas por locais em que estejam sujos.
Manter todos os ambientes devidamente higienizados também serve para combater a dengue, além disso, previne também a presença de outras pragas.
As áreas externas também devem ser higienizadas da mesma forma que áreas internas.
Utilize repelentes
A utilização de repelentes, seja este pessoal ou de ambiente, é uma excelente saída para quem busca evitar os mosquitos.
O repelente pode ser passado diretamente na pele, como cremes. Como também existem repelentes para o ambiente, como aerossol ou aqueles que são instalados através de tomadas.
Instale telas de proteção
Estas telas servem para garantir a segurança, como também para prevenir que as pragas urbanas adentrem em seu ambiente.
Elas podem ser instaladas em portas e janelas, desta forma, barrando a entrada do mosquito da dengue.
Contrate uma empresa especializada
Empresas especializadas em dedetização, como nós da HidroCosta com quase meio século de experiência, podemos resolver focos de infestações de pragas urbanas, como é o caso do mosquito da dengue, além de te auxiliar a prevenir futuros problemas com medidas preventivas.
A diferença é que o trabalho especializado traz toda a segurança, treinamento, expertise, equipamentos e tudo que você precisa para resolver o seu problema emergencial ou preventivo.
A presença de uma equipe profissional pode impedir que haja uma infestação do mosquito da dengue, e caso essa já esteja presente, nossa equipe técnica será responsável por combater essas pragas urbanas.
Cuidado com o aumento dos casos de dengue no período de chuvas
A dengue, em casos extremos, pode ser mortal. Não devemos ser negligentes a algo que pode se tornar muito perigoso. Para que isso não ocorra, seguir as dicas de prevenção aos casos de dengue no período de chuvas será de suma importância.
E caso desconfie ou constate que há presença do mosquito da dengue em algum lugar, entre em contato imediatamente com a HidroCosta, podemos te dar todo o suporte e recursos necessários para cessar a proliferação.





