Qual a melhor forma para o descarte de papel higiênico?

Melhor forma para o descarte de papel higiênico

Em algum momento você já teve dúvidas de como realizar o descarte de papel higiênico? Sendo um material higiênico indispensável para qualquer residência ou estabelecimento, o manejo correto dos resíduos evita dores de cabeça posteriores. 

Você sabia que existem diferentes tipos de papel higiênico? 

  • O papel higiênico convencional, aqueles encontrados facilmente nos mercados e distribuidores, talvez este seja o mais popular dentre eles. 
  • O papel higiênico hidrossolúvel, este como o nome propriamente diz é dissolvido no contato com água, porém não aconselhamos este tipo de uso pois pode afetar o seu encanamento. 
  • E existe o conceito do papel higiênico biodegradável, ou seja, em teoria este acabaria por se decompor naturalmente com o tempo.

Em alguns lugares no exterior oferecem aos usuários opções de papéis hidrossolúveis e biodegradáveis. Porém no Brasil o descarte correto, que não afeta o seu encanamento, é o uso de recipientes para descarte dos resíduos de papel, as famosas lixeiras dos banheiros.

O descarte de papel higiênico

Afinal qual a forma correta para o descarte de papel higiênico? Esta é uma dúvida que pode estar presente na maior parte das pessoas.

Bom, essa resposta pode parecer um pouco mais complexa do que realmente gostaria. Devemos partir do princípio dos costumes, habitualmente o brasileiro possui o costume de manter uma pequena lixeira ao lado do vaso sanitário, em que esta serve para depositar resíduos produzidos naquele ambiente e consequentemente também há o descarte do papel higiênico.

Já nos Estados Unidos, majoritariamente o descarte de papel higiênico é feito através do vaso sanitário, ou seja, são depositados os resíduos e estes vão para a rede de esgoto. Atenção: nós não recomendamos este tipo de prática, visando manter a integridade do seu encanamento.

Podemos perceber que esse descarte segue um padrão cultural e costumeiro, mas vamos responder alguns questionamentos importantes acerca do descarte de papel higiênico consciente. 

É interessante ressaltarmos que mais de 50% dos municípios brasileiros ainda usam a fossa séptica sem possuir um esgotamento sanitário, isso quer dizer que a probabilidade do acúmulo de resíduos para estas situações, é um problema a ser visto.

Mas sabemos que a pergunta é simples, posso ou não jogar o papel higiênico no vaso sanitário? Não recomendamos este tipo de descarte de papel higiênico.

Vamos pensar da seguinte forma, primeiramente é necessário entender como funciona o sistema de esgoto na sua área, é através de fossa séptica ou esgoto sanitário? Caso seja fossa séptica, não será uma boa ideia descartar os papéis higiênicos no vaso. Mas e se for esgoto sanitário?  Ainda assim, não recomendamos descartar o papel higiênico no vaso, como a qualidade da rede de esgoto, o funcionamento ideal dos canos, e por daí em diante.

Lembrando que existem diferentes tipos de papel, escolher o papel higiênico correto também ajuda na hora do descarte. Mesmo as opções de papel hidrossolúvel ou biodegradável, porém devido às condições de saneamento não recomendamos o descarte do papel higiênico no vaso sanitário. Uma vez que o descarte no vaso não é uma opção, deverá ocorrer nas lixeiras convencionais, a melhor escolha está no papel higiênico convencional, visto que esse é o mais econômico.

Principais fatores para o descarte de papel higiênico

Agora vejamos os motivos que contraindicam o descarte do papel higiênico no vaso sanitário: 

  • O tratamento de esgoto ainda é ineficiente para esta prática;
  • Há problemas na infraestrutura como um todo;
  • Há maior gasto de água;
  • Pode ocasionar entupimentos indevidos.

Os pontos citados acima foram levantados por especialistas que não recomendam o descarte de papel higiênico nos vasos sanitários.

Após a percepção e apresentação de pontos apresentados por especialistas, ainda sim há questionamentos e embates acerca do descarte correto do papel higiênico. 

Não existe uma forma 100% correta de descarte de papel higiênico, porém dentro da nossa realidade, o melhor meio é utilizar lixeiras em cada sanitário. Lembre-se, demais formas de descarte podem causar obstrução do vaso sanitário ou dos canos, levando a necessidade de desentupimento.

O que fazer caso eu detecte o entupimento do meu vaso sanitário?

Primeiramente evite todo e quaisquer métodos caseiros que possam prejudicar ainda mais o seu sanitário e encanamento como um todo.

Conte com uma empresa especializada em desentupimento de sanitários, nós da HidroCosta temos mais 30 de experiência no atendimento a clientes residenciais, comerciais e industriais.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!